Efeito Laxativo

"Abordagem Laxativa / Laxative Approach é a mesma exposição em dois lugares ao mesmo tempo, contrariando alguma lei da física. Enquanto portoalegrenses comem bruschetas e mergulham no universo dos quadrinhos de Fabiano Gummo, londrinos estarão tendo a mesma vertigem (enquanto tomam outra coisa). Fazer as duas exposições simultaneamente foi como o autor resolveu seu problema: "abomino a idéia de levar um trabalho de arte para longe de onde todas as idéias surgiram, se desenvolveram ou aconteceram, sem antes compartilhar localmente o que estou fazendo." Portanto, é devido as idiossincrasias do quadrinista que devemos a exposição dos quadrinhos no mínimo idiossincráticas que Fabiano produziu na ano que passou.
Só vendo pra crer, como os que acompanham a trajetória da Fuzzie Cannibal Comics, sua editora. Aliás sua relação com os quadrinhos não é simples: “‘Quadrinhos’ é uma palavra que quase sempre evoca lembranças desagradáveis, de conceito difícil de entender e que se relaciona com indivíduos estranhos. Em minha fase escolar os professores diziam que "esse tipo de coisa" era um assunto árido e que o mundo deveria desistir completamente dessa idéia”. Na exposição, esses e outros dilemas serão resolvidos diante de nossos olhos e será uma boa oportunidade de travar contato com o trabalho do autor que assombra com seus mini-comics e volta e meia aparece aqui, no Tinta China. Amanhã, na abertura da exposiçãoe, ele estará lançando mais um mini-comic, HOBO, 16 páginas em formato A7 e capa em xilogravura. Até lá."

(texto de fabio zimbres, publicado originalmente do blog da GRAFAR - Tinta China, abril/2008)

3 comentários:

fábio martins disse...

O povo pede por fotos! Da exposição, das pessoas, das coisas que as pessoas viram (mesmo a que não podem ser registradas em fotos), da comida, do petit gâteau, do telefonema que ligou as duas exposições,...

Te vira, meu chapa!

abraço

Elisa Kozlowsky disse...

Legal, Fabiano. Onde vai lançar seu trabalho?

elcerdo disse...

massa seu trabalho, belas ilustrações.
os quadrinhos estao bem legais, curti as cores que vc usa.

abraço